quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Isis a Deusa




“Uma das divindades mais populares do Egito foi a Deusa Isis, cujo culto surgiu durante a cultura pré- histórica. Até 300 d.C. seus templos apareciam não só no Egito, mas também na Grécia e por todo o Império Romano, até nas ilhas Britânicas. Todos os poderes dos deuses e deusas antes Dela manifestaram-se em Sua forma. Em O Asno de Ouro, de Apuleio, Ela aparece ao seu servidor, Lúcio, e lhe revela o que significa ser uma Deusa (ou um Deus):

Venho a ti, Lúcio, comovida por tuas preces, eu mãe da Natureza inteira, dirigente de todos os elementos, origem e principio dos séculos, divindade suprema, rainha dos Manes, primeira entre as habitantes do céu, modelo uniforme dos deuses e das deusas. Os cismos luminosos do céu, os sopros salutares do mar, os silêncios desolados dos infernos, sou eu quem governa tudo isso, à minha vontade. Potencia única, o mundo inteiro me venera sob formas numerosas, com ritos diversos, sob múltiplos nomes.”
A paixão de Isis e Osiris, Jean Houston

Esse trecho do livro me fez chorar muito. Agora eu sei que quem está no meu coração não são os deuses egípcios de maneira geral mas sim,Isis a Deusa . Eu me identifico com Ela justamente por sua amplidão, sua capacidade de ser muitas ao mesmo tempo. Com seu mito, percebo também parte do meu mito, sinto o que Ela sente e assim segue a vida. Tolice minha seria ficar desesperada por não saber a quem prestar culto, eu quase caí nessa duvida.Mas a duvida não mora aqui, tenho certeza do caminho que escolhi e certeza de quem está comigo. Claro que Isis faz parte da minha família divina, porque ela assim como eu, andou muitos caminhos. E isso me basta.
Tags: ,

Nenhum comentário: