sexta-feira, 6 de março de 2009

Dia da Mulher....Dia de celebrar o que??


Esse texto foi escrito no meu outro blog ano passado, mas infelizmente é ainda, totalmente válido.



Hoje nesse dia que tudo é lindo e colorido nos textos, não me sai da mente a cena que ontem vi. Estava no ônibus esperando a partida quando de repente entra no mesmo uma mulher de seus quarenta e poucos anos, com o olho esquerdo completamente deformado, roxo, quase fechado de tão inchado. Seu olhar suplicante encontrou-se com o meu e por alguns segundos eu consegui ouvir o que aquela alma queria dizer, gritar. Naquele momento eu quis morrer no lugar dela, uma sensação de agonia, de dor, não só física, mas a dor da alma que é a pior das dores. Confesso que não gosto quando consigo entrar e ouvir o que se passa no mundo interno de alguém, acontece que nem sempre posso me controlar. Ali naquele segundo eu senti o que sofrimento. Não me importa se ela apanhou do homem que está dentro da casa dela, se ela não tema devida coragem de largá-lo ou sei lá o que. Eu senti o desespero de alguém que não tem ninguém em quem se apoiar, a dor da solidão, o medo, a confusão de sentimentos. Quem vai saber o que de fato se passa naquela perturbada alma?



E hoje assim como ela, outras continuam apanhando, sendo esmagadas no centro de seu mais rico ser, são sugadas de toda a sua essência por sociedade que vampirisa, que cobra, que engana, que rouba e não pede perdão nunca. Hoje, há que se lembrar das mulheres queimadas numa fábrica para que tempos depois pudéssemos ter uma carga horária de trabalho digna. Mas há também de se pensar onde está a nossa dignidade.Onde? Nos anúncios de revistas que nos cobram a cada segundo o corpo que não temos? Nos bancos das escolas que nos cobram desde tenra idade a profissão que nem sabemos se queremos? Na televisão que oprime e nos vende um modo de vida que não nos pertence? Onde, onde está nossa dignidade?



Hoje eu celebro os olhos tristes daquela mulher no ônibus, ela carrega em seus quadris a dor que talvez eu nunca vá saber o tamanho.

08/03/2008

2 comentários:

Nana Odara disse...

Dia da Mulher patriarcal é dia de luto na Lealdade Feminina tbm...

Espartana disse...

te indiquei para outro meme, rsrsrs: http://sofalex.blogspot.com/2009/03/meme-para-mulheres-no-nosso-dia.html