quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Hierofante - Mãe Paz

Segundo o Mão Paz ( e vamos lembrar que para estudar o Mãe Paz devemos esquecer tudo que aprendemos com o tarot convencional)essa carta representa o poder roubado do sacerdócio quando este fica exclusivo nas mãos masculinas (leia-se aqui os padre, bispos e afins)por isso ela vem acompanhada da palavra Coibindo. Porem , já no final do capitulo comenta-se da nossa posição de certas facções religiosas que apóiam uma cultura de paz e de diplomacia, que infelizmente pouca voz têm nos nossos dias (devemos lembrar aqui que o deck e o livro foram idealizados na década de 80 quando havia considerável movimento anti armamentista no exterior por causa da guerra fria): (...) uma união corpo e mente (Imperador e Hierofante) com implicações bastante revolucionárias.O Hierofante estaria atuando então como instrutor e revelador da verdade de sagrada que seu titulo encerra. A carta adverte para se perceber se vc é o poder opressor ou se está sendo reprimida pelo poder vigente: (...)Trata-se verdadeiramente da sua consciência aconselhando cautela ou de alguns velhos registros passados que não refletem seus próprios valores,mas sim valores dos quais deseja libertar-se?


A sacada do mês pra mim, foi que eu fui questionada sobre meus verdadeiros valores constantemente durante esse mês, o que me fez pensar e repensar inúmeras vezes sobre o que afinal eu penso e onde isso tudo se encaixa, em quem eu sou e o que eu não reprimo mais, um novo ser surge, dia apos dia,nada diferente do que eu sou de verdade.Mas eu tb tive a oportunidade de fazer o meu papel dentro de um"sacerdócio"escolhido ,pensadoe repensado várias vezes e crer que definitivamente é isso que eu quero pra mim.

Nenhum comentário: