quinta-feira, 22 de abril de 2010

Segunda Vermelha 2010: Um milhão de mulheres celebrando seus ciclos


Campanha SEGUNDA VERMELHA 2010

1 MILHÃO DE MULHERES CELEBRANDO SUA MENSTRUAÇÃO!!

O Espírito Santo - Vitória fará sua linda participação! venha celebrar conosco!


Porque menstruar intensifica a vida!

Dedicada à reemergencia da Cultura da Mulher.

Ativismo menstrual em ação!



.::Quando::. 03 de Maio de 2010 (segunda-feira)

.::Onde::. BRASIL

.::Tema da Campanha 2010::. ARTE VISUAL (arte reciclada, foto, imagem, popart, escultura, etc)

.::COMO ADERIR::.

*Blogagem coletiva: cyberativismo menstrual: Use a imagem acima e dê os créditos. Use e abuse do conteúdo do Blog da Campanha!


*Em grupo: UNINDO MULHERES

-junte mulheres: amigas, irmãs, colegas de trabalho...convoque!

- Usem Vermelho!

-Literatura indicada: "Meu Sangue é ouro" (Lara Owen)

-Use material reciclado para criar alguma arte: ventres, ovarios, quadros, bolsas, popart..qualquer coisa que possa ser fotografado e enviado à gerencia desse blog. O material será publicado. Não esqueça de enviar local, nome e o que mais desejar sobre sua experiência.

*Sozinha: Agindo localmente!

- Vá para o trabalho de vermelho!

-Escreva algo em seu blog, se voce tiver; Use as imagens cedidas neste blog da Campanha "Segunda Vermelha 2010"

-Use material reciclado para criar alguma arte: ventres, ovarios, quadros, bolsas, popart..qualquer coisa que possa ser fotografado e enviado à gerencia desse blog. O material será publicado. Não esqueça de enviar local, nome e o que mais desejar.

.::Algumas informações::.

*Para colocar no BLOG SEGUNDAVERMELHA.BLOGSPOT.COM onde será O SEU ATO OU AÇÃO: escreva para cladosciclossagrados@yahoo.com.br e passe todas as informações para as demais mulheres de sua cidade.

*MUSEU DA CAMPANHA: Registre sua ação ou ato. Envie para a coordenação do BLOG para que possamos fazer um webmuseu da campanha!

*Fique à vontade para usar todo o material da campanha, mas por favor, dê os devidos créditos.

* SOBRE CUSTOS: A intenção da campanha não é gerar fundos. A sugestão é que ao organizar um grupo de ação é que se não se cobre nada ou um valor irrisório.

.::O que é a campanha SEGUNDA VERMELHA::.



Com nome original em inglês “Menstrual Monday”, ou a “Segunda Vermelha”, adaptado para o português, a campanha convoca a mulher contemporânea a participar ativamente de sua própria vida, redescobrindo e compartilhando com outras mulheres sua essência, empoderando-se e tornando-se uma forte agente transformadora de si mesma, de sua comunidade e do Planeta.


A primeira vez que se comemorou foi em 2000, idealizado por Genebra Kachaman e Molly Strange. Elas arrumaram um jeito de incentivar as mulheres a ritualizarem suas menstruações e o fizeram com manifestações artísticas. Na época, a campanha teve adesão da França, Canadá, Escócia e Quênia. Kachaman e Strange diziam que a intenção da campanha era criar um senso de diversão em torno de menstruação; para encorajar as mulheres a assumir a responsabilidade da sua menstruação e de saúde reprodutiva, para criar uma maior visibilidade da menstruação nos meios de comunicação social; e para reforçar a honestidade da menstruação em nossos relacionamentos.


Na realidade a campanha foi um efeito contrário à grande quantidade de registros do chamado “choque tóxico” provocado pelos tampões internos naquela década de 90 e por tudo o que ele representa para a mulher: vulnerabilidade, vergonha, invasão, agressão e uma infinidade de doenças arrebatadoras e outras tão silenciosas quanto fatais, como o câncer de útero. Os tampões vão bem, obrigada, e pra quem trabalha com saúde da mulher, como eu, sabe que o número de casos de “choques tóxicos” com tampões e absorventes descartáveis continua de vento em polpa, no mundo todo. Menos na Índia, porque lá elas nem sabem o que é isso. Bom, sorte a delas. (continua...http://segundavermelha.blogspot.com/search/label/2008)


Coordenação da Campanha Segunda Vermelha - BRASIL

http://www.cladosciclossagrados.com/


"Mulheres em Círculo para honrar seus ciclos; avançando fronteiras e tecendo redes.

Sigamos conectad@s!

Sabrina Alves

Nenhum comentário: