quarta-feira, 24 de novembro de 2010

25 de Novembro: denuncie. fale,esclareça,participe.


Dia 25 de Novembro Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres e Dia Internacional dos Direitos Humanos.




Estima-se que a cada quatro minutos uma mulher é agredida, seja em seu próprio ambiente familiar ou fora dele. Trata-se de um problema cotidiano, fruto das relações de poder entre homens e mulheres na vida doméstica e na sociedade em geral, baseadas na cultura patriarcal: subordinação, dominação e subvalorização do sexo feminino. Essa vulnerabilidade cultural atinge todas as mulheres, independente de idade, raça/etnia, situação financeira ou credo religioso. Entende-se por violência contra contra a mulher qualquer ação ou conduta baseada na discriminação por gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico, tanto no âmbito público como no privado.

Retirado do Forum Não Violência Contra Mulheres no Facebook



É o 25 de Novembro o dia Internacional para soltar nossas falas, escritas e ações rumo a esse ser ou vir-a-ser livres, livres das pré-noções machistas patriarcais que teimamos em deixar latentes dentro de cada mulher, livres para construir uma nova geração e por quê não uma antiga sem amarras, sem grilhões materiais ou não.



Retirado do blog Gherminando da Luciana Onofre .

Um comentário:

Luciana Onofre disse...

Ação, fala, pela nossa integridade, que sejam fatos atemporais, que se peca o medo do que dirão contra quem denuncia, contra quem grita!

:*