terça-feira, 21 de junho de 2011

Luzes e Solstício! Ações Planetárias!



Candelária de Cura e Resistencia Planetária (por diversos grupos druidicos brasileiros)

Não haverá verdadeira resposta à crise ecológica a não ser em escala planetária e com a condição de que se opere uma autêntica revolução política, social e cultural reorientando os objetivos da humanidade na sua busca de satisfação existencial. Hoje esta se faz na sociedade de consumo, nas conquistas materiais, na imposição da espécie humana  para com as demais existentes no planeta, na manutenção de um sistema global insustentável e em crise, que distancia os “sapiens” de seu propósito e de sua condição natural enquanto seres ecológicos plenos da condição de agentes evolutivos do planeta Terra, interdependentes e coexistentes com todas as criaturas.

Há muito a humanidade tem explorado os múltiplos ecossistemas planetários levando-os à exaustão de forma irreversível. Os maiores biomas ainda existentes se concentram nas áreas onde o modelo de desenvolvimento
hegemônico não se estabeleceu ou que tem se estabelecido mediante outros ritmos. Essas áreas, hoje concentradas no hemisfério sul, América Latina, Brasil entre outros, estão nas mãos de grandes grupos  econômicos, políticas e políticos que  ao invés de tornarem-se pioneiros na construção de outros modelos
e futuros possíveis, tem mantido a lógica de exploração há muito experienciada como incompetente
para a geração equitativa do bem estar planetário. Alguns exemplos destas são: a lei de gestão de florestas públicas que concede grandes áreas da floresta Amazônica para a exploração econômica, as leis e medidas provisórias de liberação dos transgênicos e a mais recente ainda não aprovada mudança do código florestal brasileiro, que deve, sim, ser discutido e flexibilizado, porém mediante estudos científicos e submetido à outra lógica matriz que não seja a do lucro, que tem levado e levará ao desmatamento de milhões de hectares de florestas e outras catástrofes sócioambientais se entrar em vigor.

A Terra é um sistema vivo. Nossa forma de estar no planeta é viva e dinâmica com ela. Somente de nós e por nós é que podemos fazer uma grande mudança, tão necessária para que possamos continuar existindo  enquanto sociedade humana e espécie no planeta. Essa grande mudança, tão defendida pelas mentes e corações despertos que estão sintonizados sensivelmente com a vóz do planeta, está em construção e demandará múltiplos esforços, em todas as frentes, áreas do conhecimento e esferas da existência. 

Essa mudança deverá concernir, portanto, não só às relações de forças visíveis em grande escala, mas também aos domínios moleculares de sensibilidade, inteligência e desejo - os desejos do coração,
dos povos, de suas culturas e em uníssono, tendo como característica fundamental a mega-diversidade
cultural e biológica intrínsica de nosso planeta, mas que tem como pano de fundo uma espiritualidade
global, portanto, ecológica.

Para somar forças nesse sentido,nesse espírito global de comunhão, é que propomos, no dia 21 de junho, Solstício de Inverno no Hemisfério Sul e Solstício de Verão no Hemisfério Norte, “A Candelária de Cura e Resistência do Planeta”, que será destinada a iluminar as mentes e corações de todos os tomadores de decisão que caminham sobre a terra e, principalmente, daqueles que tem hoje em suas mãos escolhas que
afetarão o destino de todos. Uma Candelária é um momento devocional, de amor e cura, onde velas são acesas, orações são feitas, tambores e maracas cantados, juntos de um propósito de iluminação. Na condição de Neo-pagãos e Druidas Brasileiros, o mote para essa candelária se deu através da possibilidade da mudança do atual Código Florestal Brasileiro e, portanto, terá como um dos focos a presidente Dilma Roussef e os senadores brasileiros que votarão sobre a mudança do atual código, sendo porém um dia de espírito alegre onde toda e qualquer manifestação em prol da cura planetária será bem vinda.

Estando sob a égide dos sentimentos de Força, Amor e Sabedoria, convocamos desde já todos que  entirem-se tocados pelo espírito da compaixão planetária à acenderem suas velas, lareiras ou fogueiras no dia 21/06/2011.

AWEN!


Luzes para o Solstício - Solidariedade para o Povo dos Caminhos Antigos
UNIDOS, SOB O ESTANDARTE DO SOL!

De Atenas, Hélade:

Queridos Amigos de todas as Nações Livres! Queridos seguidores da nossa Herança Nativa!

Pelo segundo ano, a Organização “Thyrsos- Hellenes Ethnikoi” convida Organizações e indivíduos, seguidores dos Caminhos Antigos, a se erguer em Unidade e Solidariedade durante a celebração do Solstício e co-agir criando novamente suas Luzes para o Sol (Fryktories)!
Um dia sagrado no nosso calendário que marca o Dia Mais Brilhante do Ano, quando a manifestação de Hélios, Sonne, Sol, Sun, Sunna no nosso nível cósmico está nos trazendo Sua Luz Gloriosa, oferecendo uma chance de meditação espiritual e filosófica e - ao mesmo tempo - uma chance de celebrar com nossos parentes e pessoas amadas.
Então, mais uma vez estamos pedindo a participação de vocês da mesma forma que estivemos fazendo e faremos todo ano!
Na madrugada do dia 21 de junho, no exato momento que os primeiros raios se mostrarem no horizonte, acenda um Fogo, uma vela, uma tocha, o que for possível, e volte-se na direção do Sol fazendo uma saudação ao Deus Invicto! Ou, melhor ainda, você pode executar um rito ao mesmo tempo, considerando o caráter sagrado do dia. Dessa forma, passaremos a mensagem de um indivíduo a outro, de uma coletividade a outra, de cidade em cidade e Nação a Nação e, ao fazer isso, estaremos erguidos em Unidade sob o Estandarte do Sol!
Estamos pedindo que tirem fotos do evento e enviem-nas ao nosso e-mail: hellenesthyrsos@gmail.com para podermos fazer uma apresentação da nossa Celebração comum através da nossa página www.thyrsos.gr e, por ela, para outras páginas.
Finalmente, insistimos que, ao tomar parte da nossa Celebração, tomem toda a precaução necessária por lei para acender um fogo seguro, evitando causar acidentes.
Pessoas das Crenças Antigas, convidamos vocês a erguer os Estandartes e orgulhosamente se erguer conosco em um mundo que precisa mais da Sabedoria e da Essência de nossas Tradições!
Esperamos ansiosamente a participação de vocês, e agradecemos desde já.

Thyrsos - Hellenes Ethnikoi
www.thyrsos.gr

(tradução de Alexandra RHB)

Nenhum comentário: